COMO SE ESCREVE...

QUANDO JOEY TINHA SOMENTE CINCO ANOS, A PROFESSORA DO JARDIM DE INFÂNCIA PEDIU AOS ALUNOS QUE FIZESSEM UM DESENHO DE ALGUMA COISA QUE ELES AMAVAM. JOEY DESENHOU A SUA FAMÍLIA. DEPOIS, TRAÇOU UM GRANDE CÍRCULO COM LÁPIS VERMELHO AO REDOR DAS FIGURAS. DESEJANDO ESCREVER UMA PALAVRA ACIMA DO CÍRCULO, ELE SAIU DE SUA MESINHA E FOI ATÉ À MESA DA PROFESSORA E DISSE: - PROFESSORA, COMO A GENTE ESCREVE...? ELA NÃO O DEIXOU CONCLUIR A PERGUNTA. MANDOU-O VOLTAR PARA O SEU LUGAR E NÃO SE ATREVER MAIS A INTERROMPER A AULA. JOEY DOBROU O PAPEL E O GUARDOU NO BOLSO. QUANDO RETORNOU PARA SUA CASA, NAQUELE DIA, ELE SE LEMBROU DO DESENHO E O TIROU DO BOLSO. ALISOU-O BEM SOBRE A MESA DA COZINHA, FOI ATÉ SUA MOCHILA, PEGOU UM LÁPIS E OLHOU PARA O GRANDE CÍRCULO VERMELHO. SUA MÃE ESTAVA PREPARANDO O JANTAR, INDO E VINDO DO FOGÃO PARA A PIA, PARA A MESA. ELE QUERIA TERMINAR O DESENHO ANTES DE MOSTRÁ-LO PARA ELA E DISSE. - MAMÃE, COMO A GENTE ESCREVE...? - MENINO, NÃO DÁ PARA VER QUE ESTOU OCUPADA AGORA? VÁ BRINCAR LÁ FORA. E NÃO BATA A PORTA, FOI À RESPOSTA DELA. ELE DOBROU O DESENHO E O GUARDOU NO BOLSO. NAQUELA NOITE, ELE TIROU OUTRA VEZ O DESENHO DO BOLSO. OLHOU PARA O GRANDE CÍRCULO VERMELHO, FOI ATÉ À COZINHA E PEGOU O LÁPIS. ELE QUERIA TERMINAR O DESENHO ANTES DE MOSTRÁ-LO PARA SEU PAI. ALISOU BEM AS DOBRAS E COLOCOU O DESENHO NO CHÃO DA SALA, PERTO DA POLTRONA RECLINÁVEL DO SEU PAI E DISSE. - PAPAI, COMO A GENTE ESCREVE...? - JOEY, ESTOU LENDO O JORNAL E NÃO QUERO SER INTERROMPIDO. VÁ BRINCAR LÁ FORA. E NÃO BATA A PORTA. O GAROTO DOBROU O DESENHO E O GUARDOU NO BOLSO. NO DIA SEGUINTE, QUANDO SUA MÃE SEPARAVA A ROUPA PARA LAVAR, ENCONTROU NO BOLSO DA CALÇA DO FILHO ENROLADOS NUM PAPEL, UMA PEDRINHA, UM PEDAÇO DE BARBANTE E DUAS BOLINHAS DE GUDE. TODOS OS TESOUROS QUE ELE CATARA ENQUANTO BRINCAVA FORA DE CASA. ELA NEM ABRIU O PAPEL. ATIROU TUDO NO LIXO. OS ANOS PASSARAM... QUANDO JOEY TINHA 28 ANOS, SUA FILHA DE CINCO ANOS, ANNIE FEZ UM DESENHO. ERA O DESENHO DE SUA FAMÍLIA. O PAI RIU QUANDO ELA APONTOU UMA FIGURA ALTA, DE FORMA INDEFINIDA E ELA DISSE. - ESTE AQUI É VOCÊ, PAPAI! A GAROTA TAMBÉM RIU. O PAI OLHOU PARA O GRANDE CÍRCULO VERMELHO FEITO POR SUA FILHA, AO REDOR DAS FIGURAS E LENTAMENTE COMEÇOU A PASSAR O DEDO SOBRE O CÍRCULO. ANNIE DESCEU RAPIDAMENTE DO COLO DO PAI E AVISOU: EU VOLTO LOGO! E VOLTOU. COM UM LÁPIS NA MÃO. ACOMODOU-SE OUTRA VEZ NOS JOELHOS DO PAI, POSICIONOU A PONTA DO LÁPIS PERTO DO TOPO DO GRANDE CÍRCULO VERMELHO E PERGUNTOU. - PAPAI, COMO A GENTE ESCREVE AMOR? ELE ABRAÇOU A FILHA, TOMOU A SUA MÃOZINHA E A FOI CONDUZINDO, DEVAGAR, AJUDANDO-A A FORMAR AS LETRAS, ENQUANTO DIZIA: AMOR, QUERIDA, AMOR SE ESCREVE COM AS LETRAS T. E. M. P. O (TEMPO). CONJUGUE O VERBO AMAR TODO O TEMPO. USE O SEU TEMPO PARA AMAR. CRIE UM TEMPO EXTRA PARA AMAR, NÃO ESQUECENDO QUE PARA OS FILHOS, EM ESPECIAL, O QUE IMPORTA É TER QUEM OUÇA E OPINE, QUEM PARTICIPE E VIBRE, QUEM CONHEÇA E INCENTIVE. NÃO ESPERE SEU FILHO TER QUE DESCOBRIR SOZINHO COMO SE SOLETRA AMOR, FAMÍLIA, AFEIÇÃO. POR FIM, LEMBRE: SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO PARA AMAR, CRIE. AFINAL, O SER HUMANO É UM POÇO DE CRIATIVIDADE E O TEMPO... BOM, O TEMPO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário